top of page

SÉRIE DE REPORTAGENS ESPECIAIS DO GUARDIÕES DA MEMÓRIA

Trabalhando com ofícios muito tradicionais e que exigem uma dedicação incansável, profissionais que por muito tempo foram o vislumbre da moda masculina enfrentam o desafio de se manter no mercado de trabalho. 

Consequência do ritmo acelerado da sociedade, eles viram pouco a pouco a clientela diminuir, os colegas de trabalho irem embora e perderam seu espaço para a modernidade. 

A persistência desses trabalhadores é mostrada em cinco reportagens do projeto Guardiões da Memória. Lutando para sobreviver, esses resistentes guardam lembranças dos anos de ouro de suas profissões e a esperança de serem eternizados.

PROFISSÕES EM EXTINÇÃO

CRÉDITOS

Trabalho​ ​produzido​ ​para​ ​a​ ​disciplina​ ​de​ ​Projetos​ ​Experimentais​ ​do​ ​curso​ ​de​ ​Comunicação 

Social​ ​com​ ​Habilitação​ ​em​ ​Jornalismo​ ​do​ ​Centro​ ​Universitário​ ​Maurício​ ​de​ ​Nassau 

(UNINASSAU)​ ​como​ ​requisito​ ​para​ ​obtenção​ ​do​ ​diploma. 

 

FOTOGRAFIAS

Nicole Simões

Leonardo Malafaia

DESIGNER

Nicole Simões

IMAGENS

Nicole Simões

Leonardo Malafaia

Rafael Bandeira

EDIÇÃO DOS VÍDEOS

Danillo Campelo

TEXTOS

Nicole Simões

ORIENTAÇÃO

Eduardo Cavalcanti

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

SAPATEIRO

A herança deixada de pai para filho

 

Trazendo consigo os segredos da arte de fabricar calçados, José Carlos Pereira da Silva nasceu em uma época que as crianças aprendiam desde cedo uma profissão. Tendo continuado com as raízes da família, hoje o sapateiro soma 45 anos vestindo os pés do povo. 

RELOJOEIRO

O embalo do tic-tac

 

O homem que faz os outros andarem no horário não tem pressa. Sem atrasos ou adiantamentos, Alcides Gomes da Silva trabalha com o maior prazer da sua vida. O artesão assume todos os dias quando se acorda o desafio de manter viva uma tradição que mudou a sua história e serviu de orquestra durante  seus 40 anos de profissão.

BARBEIRO

De agricultor a mestre da navalha

 

Criado dentro de uma fazenda, aos 26 anos, José Francisco Paulo viu na profissão uma chance para se livrar do trabalho puxado da roça.  Arriscou o futuro com sua família vindo morar no Recife e hoje com 47 anos de trabalho, não se vê fazendo outra coisa.

GUARDIÕES

Artists
Welcome
Contact

ALFAIATE

Um olhar através da costura 

 

Mais de 40 anos vestindo a sociedade, José Inaldo Barbosa da Silva remete o apreço pelas peças ao amor e carinho dedicado a profissão. O costureiro nunca sequer fez algum curso. Aprendeu tudo na prática, com os próprios erros e acertos. Após tantos anos de experiência nas costas, hoje ele lamenta a escassez da profissão.

ENGRAXATE

Uma vida pela graxa

 

Vindo de uma vida difícil no interior, a luta de um profissional que conseguiu dar aos seus filhos o que nunca teve e ainda hoje dribla os desafios da carreira para se manter no mercado de trabalho. Conheça a história de Isaías Gregório de Araújo, que vive da graxa e do couro há 47 anos.

bottom of page